UM DIA DE TOURO

18 images Created 19 Jun 2014

A maioria dos da minha geração cresceu num tempo e lugar onde as questões éticas decorrentes dos direitos dos animais eram virtualmente não existentes, pelo que a adesão à estética e rituais da chamada Festa Brava era feita sem interrogações de maior.
Em 2004, por encomenda da infelizmente extinta revista Grande Reportagem, desloquei-me, na companhia da redatora Marta Curto à praça de Montemor para uma reportagem sobre o último dia de vida de um touro de lide, desde o momento em que é retirado da imensidão da lezíria até à viagem final para o matadouro. Importa desde já dizer que não tivemos por parte dos “Homens dos Touros” nenhum entrave à realização do trabalho que fomos fazer. Foi um dia de contacto intenso com a natureza contraditória do ser humano, capaz de ser a um tempo algoz e amante.
Resta dizer que o mundo taurino, com a sua intensidade estética sempre foi um magneto para os fotógrafos. Depois desta tarde, voltei e voltarei a fotografar touradas. Mas agora, sempre assombrado pelo olhar de desconcerto que vi naquele touro.

“Do I contradict myself? Very well, then, I contradict myself; I am large -- I contain multitudes.”
Walt Whitman
View: 25 | All